terça-feira, 20 de outubro de 2009

Baixada por Wikipedia

A Baixada Fluminense é uma região do estado do Rio de Janeiro (Brasil) que engloba desde a área da Baía da Ilha Grande até Campos dos Goytacazes, no limite com o Espírito Santo.

A Baixada Fluminense acompanha todo o litoral e ocupa cerca de metade da superfície do estado. Apresenta largura variável, bastante estreita entre as baías da Ilha Grande e de Sepetiba, alargando-se progressivamente no sentido leste, até o rio Macacu. Nesse trecho, no município da capital fluminense, erguem-se os maciços da Tijuca e da Pedra Branca, que atingem altitudes um pouco superiores a 1.000 metros. Da baía da Guanabara até Cabo Frio, a baixada volta a estreitar-se uma sucessão de pequenas elevações, de 200 a 500 metros de altura, os chamados "maciços litorâneos fluminenses". A partir de Cabo Frio, alarga-se novamente, alcançando suas extensões máximas no delta do rio Paraíba do Sul.

Concentra grande parte da população (cerca de 4/5) e do Produto Interno Bruto do estado do Rio de Janeiro).

Link na Wikipedia da Baixada

http://pt.wikipedia.org/wiki/Baixada_Fluminense

Histórias da Baixada Fluminene

Saudações a todos!
Inauguramos aqui um novo Blog voltado para Histórias, contos, causos de uma região rica em participação na História não só do Estado do Rio de Janeiro mas, também no palco nacional. Porém por muito esquecida e abandonada por autoridades e afins. Visamos aqui colher frutos para o fomento da Cultura e valorização da região não só para estudiosos e pesquisadores mas, principalmente para o indivíduo que aqui habita. Serão bem-vindos todas as contribuições voltadas para esta região.

Marcos Davi Duarte da Cunha
Ut Habere Sapientia Pro Omnes